quinta-feira, fevereiro 19, 2009

AS BATERIAS TAMBÉM REBENTAM


Não é caso unico, mas em embarcações é a primeira vez que tomo conhecimento. Infelizmente calhou-me a mim, não sei como foi e quando aconteceu, mas no dia 29 de Janeiro quando tirei o barco para seco lá estava ela com todos os elementos rebentados, o que não deixa de ser estranho. Já vi baterias com um elemento rebentado, sobretudo no emprego mas isso deveu-se a mau manuseamento no acto da carga. Só se devêm tirar os alicates no fim do carregador estar desligado, porque durante a carga a bateria liberta hidrogénio e oxigénio e basta uma pequena faisca para ela rebentar.
No entanto não sei como aconteceu por algumas razões: o carregador é electrónico e está ligado a mais duas baterias que não sofreram nada; a bateria está alojada num local seguro ou seja no porão da proa debaixo da cama sem qualquer contacto exterior.
Bom, mas rebentou e mais, libertou todo o ácido que continha para o fundo do barco. Atingiu uma saco de vela com a vela dentro, derreteu o saco e a vela após uma boa lavagem não mostrou para já ter sofrido qualquer dano. A pintura de fundo para além de uma pequena descoloração não parece ter sofrido nada.
À já me esquecia o barco para além da anual pintura de fundo está a levar alguns retoques aqui e ali. Também tive de substituir o casquilho de borracha da aranha, o que como devem calcular obrigou ao desmonte do cardam, do empanque e do leme para poder retirar o veio. Também irá levar mais uma camada de verniz (Coellan) nas madeiras. As velas tiveram de levar novos slides (a grande) e o enrolador teve de ser desmontado para pequenos arranjos. Coisas perfeitamente normais num barco que em Maio faz 10 anos.